Mutirão Eleitoral Atende Eleitores Indígenas em Juína

Nos dias 07 e 08 de fevereiro, a 35ª Zona Eleitoral, sediada em Juína, realizou cerca de 140 atendimentos a eleitores e eleitoras indígenas. O mutirão ocorreu em comemoração ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado em 07/02, e contou com a parceria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), por meio da Coordenadoria Regional do Noroeste, que disponibilizou veículos e motoristas.

Os atendimentos foram realizados na aldeia indígena Kotakowinakwa Doloikwa (antiga Halataikwa), pertencente à etnia Enawenê-nawê e localizada no município de Juína, com foco na coleta da biometria. Diversos serviços foram oferecidos, incluindo alistamentos, transferências de domicílio eleitoral e revisão (atualização).

O juiz titular da 35ª Zona Eleitoral, Vagner Dupim Dias, destacou que o objetivo do mutirão era ampliar o acesso dos eleitores indígenas aos serviços eleitorais. “É missão da Justiça Eleitoral garantir a todos e todas o pleno exercício da soberania popular mediante o sufrágio, reafirmando, assim, a vigência do estado democrático de direito em nosso país”, ressaltou.

Juína -MT possui um total de 33.852 pessoas aptas ao voto, sendo que 59 delas se declararam indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *