Em vídeo publicado em uma rede social, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) mostrou uma tabela que comprova que repasses feitos ao Hospital Santa Casa, em Rondonópolis, estão atrasados. De acordo com a planilha, são mais de R$ 4,6 milhões em atraso de repasses federais e mais de R$ 4,1 milhões de repasses estaduais em atraso.
Ela compartilhou as informações após a secretária de Saúde de Rondonópolis, Ione Rodrigues, comentar durante coletiva de imprensa que recebeu a fala da deputada com estranheza. Na última quarta-feira (7), Janaina Riva pediu em Tribuna que a Assembleia Legislativa envie ao Tribunal de Contas uma solicitação para que os contratos da saúde relacionados aos hospitais filantrópicos, como Santa Casas e Hospital de Câncer, sejam feitos de forma direta, sem passar pelos municípios.
A secretária de Saúde do município disse que a deputada utilizou o plenário para repassar informações inverídicas, afirmou que a Prefeitura não reconhece esse atraso de repasses e pediu para que a deputada apresentasse a fundamentação da fala feita.
Como resposta, a deputada estadual disse que outros deputados apoiam a sugestão de que seja feita uma reunião com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Ministério Público e Poder Judiciário para que a gestão dos recursos seja resolvida de forma definitiva.